Unidade Santo André

ABA

ABA – Análise Comportamental Aplicada.
(ou Applied Behavior Analysis, cuja sigla é ABA)

Trata-se da ciência cujas intervenções derivam dos princípios do comportamento e possui como objetivo aprimorar comportamentos socialmente relevantes.

Para quem é indicado?
O método ABA pode ser aplicado em pessoas diagnosticadas com autismo na infância, adolescência ou fase adulta; e também é eficiente para pessoas com Síndrome de Down.

Como funciona a terapia ABA?
Esse tipo de terapia ajuda a entender 3 perguntas básicas:
• Como o comportamento do paciente funciona?
• De que forma o comportamento é afetado pelo meio em que a pessoa vive?
• Como ocorre o aprendizado?
A partir desses questionamentos, o método ABA busca trabalhar o impacto da condição do paciente em situações reais. O objetivo, então, é fazer os comportamentos desejáveis e úteis serem ampliados e diminuir àqueles que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem.

Suas técnicas possibilitam ampliar a capacidade cognitiva, motora, de linguagem e de integração social, procurando reduzir por meio de práticas de repetição e esforço, os comportamentos negativos que possam causar danos ou interferir no processo de aprendizagem.

O método ABA funciona?
Existente há mais de 50 anos, o ABA é um tratamento baseado em evidências científicas que atestam sua eficácia. Consiste em um conjunto de procedimentos e intervenções destinados a aumentar comportamentos positivos, ensinar novas habilidades, que possibilitem à criança se integrar em novos ambientes e reduzir comportamentos prejudiciais a ela.

No que este método pode ajudar?
• Criar ou melhorar as habilidades do autista na linguagem e na comunicação
• Aperfeiçoar a atenção, o foco, a interação social e os estudos
• Reduzir os comportamentos indesejados, como crises de desregulação emocional, agressividade e comportamentos auto lesivos
• Mais independência no dia a dia

Abordagem Profissional
Há várias abordagens diferentes de ABA. Desde as mais estruturadas até aquelas lúdicas, aplicadas por meio de brincadeiras. De qualquer forma, todas devem ser exercidas por profissional especializado.

Terapia ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia, Neuropsicologia e Musicoterapia são áreas de profissionais aqui da clínica, que atuam em equipes multidisciplinares, dentro da metodologia ABA.