Unidade Santo André

Gastropediatria

O que é Gastropediatria?
A gastroenterologia infantil é a especialidade médica responsável por prevenir, diagnosticar e tratar as doenças do aparelho gastrointestinal da criança e do adolescente, que é composto pela boca, faringe, esôfago, estômago e intestinos delgado e grosso, além do fígado, vesícula biliar e pâncreas.

Quais são as doenças de abrangência da gastroenterologista pediátrica?
• Doença do refluxo gastroesofágico: Causa azia, dor e queimação na região do estômago.
• Gastrite e úlcera gástrica: Causa queimação e dor no estômago, além de enjoo e má digestão.
• Pedra na vesícula: Pode provocar dor e vômitos após comer.
• Hepatite e cirrose: São doenças graves do fígado que podem causar olhos amarelos, vômitos, sangramentos e aumento da barriga.
• Síndrome do intestino irritável: Doença que causa desconforto abdominal e diarreia.
• Pancreatite: É a inflamação do pâncreas, causada por cálculos ou uso de bebidas alcoólicas em excesso, e provoca dor na barriga.
• Doença inflamatória intestinal: Doença relacionada à imunidade, que causa diarreia e sangramentos no intestino.
• Intolerância à lactose: Tipo de intolerância alimentar que causa diarreia e inchaço abdominal após ingerir leite e derivados.
• Hemorróidas: Doença que causa sangramento pelo ânus.

Quando é preciso procurar um gastroenterologista?
A ida ao gastro é indicada quando há sintomas que envolvam os órgãos relacionados ao sistema digestório, como por exemplo, problemas na digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre, diarreia, entre outros que foram relatados anteriormente.