Unidade Santo André

Musicoterapia

O que é Musicoterapia?
Trata-se de uma prática com música no contexto clínico de tratamento, reabilitação ou prevenção de saúde e bem-estar. Decorre num processo sistemático ao longo do tempo, efetuado entre um musicoterapeuta e uma pessoa ou um grupo.

Quais são os benefícios?
A música age em diversas áreas do cérebro, razão pela qual se mostra tão efetiva no tratamento de vítimas de derrames. Isso acontece porque a música é capaz de despertar emoções e estimular interações sociais, auxiliando na recuperação do paciente.
E, justamente, por ativar tantas áreas do cérebro e de maneira tão intensa, que a música serve como via terapêutica para tratar sintomas como a demência, tão comum em doenças como o mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Ao escutar música, o paciente ativa diversos padrões neuronais (sinapses) que não eram estimulados há muito tempo, fazendo com que a pessoa que está sofrendo com a demência “acorde”, de certa forma.

Crianças com autismo podem se beneficiar bastante da musicoterapia, pois a utilização de instrumentos pode servir como uma importante ferramenta para incentivar a comunicação e a auto-expressão, trazendo qualidade de vida para o portador da doença. Além disto, estimula o potencial criativo e a capacidade comunicativa, mobilizando aspectos psicológicos, biológicos e culturais.

Quando é indicada?
Música é sempre bem indicada, mas em especial para transtornos neurológicos, AVC, Demência, Amnésia, Autismo e Afasia.