Interação com Animais
Os animais sempre tiveram uma grande importância para o homem, pois passavam proteção, tranquilidade e confiança, produzindo uma sensação de bem-estar. Com o passar do tempo, essas sensações geradas começaram a ser utilizadas para a saúde humana como uma técnica para tratamento de pacientes com doenças mentais.
A relação homem-animal sempre existiu historicamente e estudos mostram que ao longo do tempo essa relação foi crescendo, o que possibilitou a utilização do animal para fins terapêuticos.
A terapia assistida por animais é uma técnica que adota o animal como facilitador dentro de um processo terapêutico, proporcionando diversas formas de estímulos.
Os benefícios são aumento de socialização, melhora na coordenação motora, redução de estresse, diminuição do comportamento agressivo, autoestima, redução de problema na fala e da hiperatividade. Sendo assim, é possível concluir que a terapia assistida por animais aliada ao tratamento médico proporciona benefícios para a criança com transtorno do espectro autista.
A prática é realizada por profissionais como parte do tratamento e pode ser realizada em diversas faixas etárias, com utilização de diferentes grupos de animais para entrar em contato com o paciente sem proporcionar perigo.