Unidade Santo André

SINAIS PRECOCES DE AUTISMO

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos.

Os sinais de autismo são individuais e precisamos compreender, antes de tudo, que o transtorno do espectro do autismo (TEA), afeta a área motora, cognitiva e social. Assim, quando falamos dos sinais de autismo, é necessário entender que ele se manifesta de uma forma bem individualizada. Ou seja: em cada pessoa pode ser diferente, mas existem alguns padrões pré-definidos que podem ser observados pelos pais desde o nascimento. 

Contudo, na maioria dos casos, eles apenas são consistentemente identificados entre os 12 e 24 meses de idade, pois é quando as crianças começam a se comunicar mais intensivamente através da fala.

Aqui listamos os 10 principais sinais do Autismo:

01. Atraso na Fala/ Linguagem
Desinteresse e pouca iniciativa na comunicação, com dificuldades e atraso na emissão de sons vocais;

02. Baixo Contato Visual
Não responde ao ser chamado pelo nome, sem correspondência do olhar direcionado a quem o chamou;

03. Estereotipias Motoras e Vocais
Olhar lateralizado, balanço constante das mãos (flapping), andar na ponta dos pés, pulos e gritos sem motivos, entre outros;

04. Inflexibilidade a Mudanças
Insistência em manter a mesma rotina;

05. Alterações na Alimentação
Seletividade alimentar (ex: comer sempre os mesmos alimentos), rituais (ex: usar sempre os mesmos talheres, cortar sempre da mesma forma e tamanho, sentar-se sempre no mesmo local);

06. Uso Inapropriado dos Objetos
Coleciona objetos estranhos, não os utiliza de forma funcional, focando seu interesse só por uma parte do objeto;

07. Brincar sem Funcionalidade
Alinhamento e agrupamento de brinquedos, falta de simbolismo e funcionalidade nas atividades;

08. Dificuldades na Interação Social
Dificuldade em se relacionar com outras pessoas;

09. Baixa Emotividade
Falta de demonstração ou resposta ao carinho. Dificuldade em demonstrar desejo sobre algo; 

10. Alterações Sensoriais
Sensibilidade a sons, luzes, aversão a diferentes texturas, não gostar de ser tocado.

Independente de quando o transtorno é descoberto, pessoas com TEA precisam de acolhimento, avaliação e intervenção adequada de especialistas. Dessa forma, a procura por um neuropediatra deve ocorrer quando esses atrasos aparecem de forma significativa. 

Além disso, são fundamentais treinamento em habilidades específicas, desenvolvimento de autonomia e habilidades sociais, aceitação, paciência e amor.

É importante ressaltar o papel da família, afinal, a inclusão começa em casa e o acesso à informação adequada e a orientação parental, são uma das principais fontes de sucesso para o desenvolvimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, tendo em vista que a família poderá contribuir de forma assertiva junto às demais pessoas que irão atuar com a criança, jovem ou adulto portador.